14 de junho de 2015

Entrecosto no forno com batatinhas, chalotas e batata doce

Da minha cozinha ontem, dia de Santo António, saiu um entrecosto no forno para o jantar que estava uma delícia!!
Finalmente um petisco que agradou a todos porque eu tenho uns filhos que são muito esquisitos no que toca a comida; até o meu filho que detesta carne assada no forno "lambeu o prato"; já ela é o oposto,
adora tudo o que seja assado no forno.
























Ingredientes:
4 tiras de entrecosto das mais grossas
2 batatas doces grandes
16 batatinhas das mais pequeninas
4 chalotas
1 dl de vinho branco bom

Marinada:
1 colher de sopa de massa de pimentão (caseiro)
2dl de vinho do Porto (usei caseiro)
1 folha de louro
sal q.b.
4 dentes de alho esmagados

Preparação:
Comece por juntar todos os ingredientes da marinada e esfregar muito bem o entrecosto.
Deixe temperado no frigorifico algumas horas (eu temperei à hora de almoço e deixei até ao jantar).
Na altura de preparar, ponha o entrecosto no pirex, à volta ponha as batatinhas descascadas e lavadas, as chalotas igualmente descascadas e lavadas e, por último, a batata doce descascada, lavada e cortada às rodelas grossas; junte à marinada o vinho branco e regue tudo.
Leve ao forno pré-aquecido a 250º, 30m e de seguida reduza a temperatura do forno para 170º cerca de1h45m para que asse lentamente e a carne se desfaça na boca. Não se esqueça de ir regando com o próprio molho para não secar!
Servi com puré de maçã rústico (num próximo post darei a receita).


Sem comentários:

Enviar um comentário