27 de junho de 2015

Massada de peixe

Mais uma vez ontem não pude publicar nada; a culpa não foi minha, só que estive sem net.
Hoje apeteceu-nos uma massada de peixe; já não fazia à algum tempo!
Como tinha uma cabeça grande de pargo e meia cabeça de safio dediquei-me à tarefa. Eu gosto mais de fazer a massada com a cabeça do peixe, ficando mais saborosa uma vez que é mais gorda; no entanto, podem fazer com qualquer parte do peixe e qualquer qualidade. Só vos digo que estava muito saborosa, até os filhos que não gostam de peixe não reclamaram ;)



Queridos leitores, não existem quantidades porque foi feito "tudo a olho"...

Ingredientes:
1 cabeça de pargo
1/2 cabeça de safio
1 cebola
tomate de lata
2 dentes de alho
6 pés de coentros + 4 pés de coentros
massa cotovelinhos
1 fio de azeite
sal q.b.
1 folha de louro

Preparação:
     Comece por cozer as cabeças dos peixes em água temperada com um pouco de sal. Depois de cozidas, retire-as, aproveitando a água. Retire o máximo de peixe que conseguir às cabeças; no caso do safio, há partes da cabeça que não sendo peixe são comestíveis, tal é o caso de algumas partes da pele.
     À parte, faça um refogado com a cebola picada bem como o alho, o azeite e o louro, deixando refogar um pouquinho. De seguida, junte o tomate picado e deixe cozinhar até fazer um molho de tomate. Se necessário, vá acrescentando a água de cozedura do peixe. Triture tudo com a varinha mágica (não se esqueça de retirar a folha de louro). 
     Adicione a água suficiente a fim de cozer a massa que desejar; se vir que a calda do peixe é pouca, acrescente água (é suposto que a massada fiquei uma espécie de sopa). Junte os 6 pés de coentros lavados e inteiros. Deixe ferver e deite a massa. 
      Quando a massa estiver quase no ponto, junte o peixe e deixe acabar de cozer. 
      Sirva polvilhado com os outros coentros picados!

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…"
(Fernando Pessoa)

Sem comentários:

Enviar um comentário