20 de agosto de 2015

Arroz de coelho

Esta é aquela receita de família  que todos nós temos e que vai passando de pais para filhos.
No meu caso, aprendi com a minha avó, que saudades que eu tenho de quando o meu avô matava o coelho e a minha avó com a ajuda dele o esfolava e o limpava das tripas sem nunca esquecer de aproveitar o sangue para o arroz.
Havia todo um ritual á volta disto.
Foi assim que eu fui aprendendo, mas muito sinceramente eu não consigo matar os bichinos é o meu marido que o faz. Quanto ao resto é feito por mim.
Podem fazer esta receita com coelho comprado no talho, eu também faço ás vezes mas o gosto não tem nada a ver.







































Ingredientes:
 1 coelho caseiro com o respetivo sangue
1 cebola
2 dentes de alho
1l de vinho tinto bom
1 folha de louro

 4 ou 5 tomates bem maduros
Arroz
1 fio de azeite
Sal q.b


 Preparação:Comece por partir o coelho e tempere-o com os dentes de alho picados, sal, um fiozinho de azeite, o vinho tinto, a folha de louro e o sangue do coelho; deixe nesta marinada no mínimo 12h. Guarde no frigorifico.No dia, leve ao lume a cebola picada com mais um fiozinho de azeite e deixe refogar  sem ganhar cor. Logo de seguida,  junte o coelho com a marinada e o tomate pelado e sem sementes. Deixe cozinhar em tacho tapado e em lume brando, mexendo de vez em quando, até o coelho estar tenro.Retire para um prato todos os pedaços de coelho e a folha de louro, triturando de seguida, o molho que sobrou. Junte novamente ao molho o coelho. À parte, lave o arroz (para cada medida de arroz, três de água) e reserve; junte ao tacho com o coelho, a água necessária para cozer o arroz e quando começar a ferver, junte o arroz.Para terminar, tape o tacho e deixe cozinhar o arroz a gosto (não convém deixar o arroz cozer muito, para não empapar).

Sem comentários:

Enviar um comentário