22 de outubro de 2015

Favas guisadas com entrecosto para um dia chuvoso

Já à alguns dias que não aparecia por aqui, a disposição tem sido pouca porque as preocupações têm sido umas atrás das outras. Pode ser que agora a pouco e pouco as coisas comecem a resolver-se.
Com estes dias mais frescos e chuvosos que se fizeram sentir já começam a apetecer petiscos que aquecem o corpo e a alma.












































Ingredientes:
1kg de favas ( usei congeladas)
1 ramo de cuentros
750g de entrecosto para guisar
500g de entremeada para guisar
1 chouriço de carne
1 chouriço mouro
1 cebola grande picada
1 dente de alho picado
1 folha de louro
Azeite q.b.
Sal q.b.
Cerca de 2dl de água

Preparação:
Leve um tacho ao lume com um fio de azeite, a folha de louro e a cebola, deixe alourar e junte o dente de alho, deixe libertar o sabor  e junte  os enchidos e as carnes deixe refogar em lume brando até estarem quase cozinhadas (não esqueça que quando juntar as favas ainda vai cozer cerca de 45m).
Atenção que nesta altura caso ainda não tenha sido preciso, vai ter de juntar a água para que as favas possam cozinhar. Quando a água começar a ferver deite as favas sem as descongelar e junte também o molho de coentros, rectifique o sal e quando recomeçar a ferver tape o tacho mexa, baixe o lume e só volte a abrir o tacho passados 45m. De vez em quando levante o tacho do lume e sacuda-o energicamente para que as favas não se agarrem ao fundo.
Depois de pronto leve para a mesa e só abra o tacho na presença de todos.
Servi com arroz branco e salada de alface, tomate, cebola e coentros.



Sem comentários:

Enviar um comentário