26 de outubro de 2015

Filetes de peixe espada preto com arroz de tomate malandrinho

A minha filha não gosta nada de peixe frito, tirando os carapaus pequeninos, não lhe dêem outro tipo de peixe frito que ela não come. Mas desta vez lá a consegui convencer de que estes filetes eram muito bons e só assim experimentou.
Verdade seja dita cá em casa é muito raro fazer peixe frito, mas quando fui ao Pingo Doce e vi um peixe-espada preto mesmo como eu gosto, lembrei-me logo de pedir para me fazerem uns filetes.
Para o gosto pessoal cá de casa estes filetes são francamente melhores que os de pescada, pois são mais gordos, mais soborosos e mais macios.
Ah a filha adorou!!
Passemos então à receita:
























Ingredientes:
Filetes de peixe-espada  preto
alho laminado
sal q.b.
sumo de limão
louro
farinha de milho q.b. (pode usar farinha de trigo, eu prefiro esta porque os fritos ficam mais estaladiços)
ovo batido

Preparação:
 Tempere os filetes por camadas com sal, alho, louro e sumo de limão. Deixe a marinar 4 ou 5 horas.
Na altura da preparação escorra muito bem os filetes, passe-os por ovo batido e por farinha e frite-os em óleo bem quente.

Para o arroz:
4 tomates bem maduros sem peles e sem sementes
1 colher de sopa mal cheia de polpa de tomate
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
1 copo de arroz
4 copos de água a ferver
1 fio de azeite
sal q.b.

Leve ao lume um tacho com o azeite a cebola e o louro, deixe refogar sem ganhar cor. Junte o alho  e deixe mais 1 ou 2m, acrescente o tomate picado e a polpa de tomate, deixe cozinhar em lume brando.
Retire o tacho do lume rejeite o louro e triture tudo (opcional, eu só o faço porque a filha não gosta de encontrar o tomate e a cebola), leve novamente ao lume junte o arroz previamente lavado e escorrido, deite a água e deixe cozer o arroz a gosto mexendo ocasionalmente.
Sirva o arroz com os filetes e uma salada verde.



Sem comentários:

Enviar um comentário